Considerado um dos temas mais importantes da atualidade, a promoção da saúde mental está no centro do debate no curso “Saúde Mental e Emocional nas Escolas”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundación Mapfre.
Prevista para setembro deste ano, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, a formação é focada nos cerca de 130 mil professores da rede estadual, mas aberta a todos os demais servidores da pasta.
Composto por dois módulos, o curso tem início em setembro deste ano e os servidores interessados devem acompanhar as informações pelo site. A capacitação também contará com a realização de dois webinários. O primeiro acontece no dia 22 de agosto, às 17h30, no canal do Youtube do Estúdio Educação MG.
O principal objetivo da ação, viabilizada por meio do programa ‘Viver com Saúde – Eixo Saúde Mental’, é a discussão sobre a saúde mental de crianças e adolescentes. Na pauta do debate, estarão os principais transtornos mentais que acometem os estudantes e as possibilidades de atuação nas escolas.
A superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade, destaca a necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre saúde mental. “Não só pelo período da pandemia da Covid-19 que vivenciamos, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) já vinha sinalizando um aumento considerável dos índices de adoecimento mental. Portanto, nada mais coerente que a SEE se preocupe em formar os servidores, que são aqueles que cuidam dos nossos estudantes”, diz.
Outra razão apontada pela superintendente é o cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece que dentre as 10 competências gerais, 40% devem ser de ordens socioemocionais. “Esta formação acaba contribuindo com a melhoria do ambiente escolar, seguindo a premissa definida pela SEE de promover um ambiente cada vez mais acolhedor e propício ao desenvolvimento de novas aprendizagens”, destaca Graziela.
Um dos responsáveis pela elaboração do curso, o doutor em Saúde Pública Anderson Rosa explica que os módulos foram estruturados a partir de demandas da rede de ensino ouvidas durante visitas a diferentes escolas do estado.
“Conversamos com diretores e professores, além de uma reunião com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e vamos privilegiar os assuntos mais frequentes, como crises de ansiedade e depressão, o que têm interferido no desempenho acadêmico e gerado um desafio para os professores e diretores. Quase sempre são questões complexas que envolvem uma dificuldade das famílias de lidarem com esses problemas, que chegam às escolas”, afirma.
Setembro Amarelo
Com início no próximo mês, a iniciativa da Secretaria de Educação acontece durante o “Setembro Amarelo”, campanha que celebra o Mês de Valorização da Vida. Criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em 2015.