Inclusão, diversidade e novas oportunidades. Mais que conceitos, são as diretrizes que auxiliam a nova geração de meninas no percurso rumo às carreiras de tecnologia, que, historicamente, têm sido ocupadas majoritariamente por homens.
Com essa visão, o projeto Mind the Gap, organizado, de maneira voluntária, por mulheres especialistas em áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que atuam no Google, visa despertar o interesse de meninas pela área de computação e engenharia. Na edição de 2023, cerca de 80 estudantes de 8 escolas estaduais mineiras participaram do evento, que aconteceu na última quinta-feira (10/08) no escritório do Google em Belo Horizonte.
Ao longo do dia, o Mind the Gap 2023 oportunizou às estudantes conhecer um pouco mais das atividades e do dia a dia de carreiras de STEM. Por meio de palestras, tour pelo escritório, momento de perguntas e respostas, e oficinas, as jovens puderam vivenciar um dia do cotidiano das profissionais que atuam com engenharia computacional. Dentre as atividades, as alunas também tiveram a oportunidade de desenvolver a programação de um joguinho. Além de estudantes de escolas estaduais, alunas da rede pública municipal também participaram.
As estudantes Erika Fernandes Machado e Eduarda Carvalho Gonçalves, do ensino médio da Escola Estadual Presidente Dutra, em Belo Horizonte, uma das instituições selecionadas para o evento, destacaram a expectativa de participar do Mind the Gap 2023 e ter a oportunidade de saber mais sobre as áreas de STEM. “Hoje em dia, todo o mundo gira em torno da internet e das tecnologias, e esses conhecimentos podem nos ajudar bastante rumo a área em que nós queremos cursar e trabalhar”, reforçou Erika.
Mind the Gap
O Mind the Gap teve início em 2008 no escritório do Google em Israel e chegou ao Brasil em 2014. Desde então, o programa já reuniu, no Centro de Engenharia de Belo Horizonte, quase 900 alunas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Em 2022, o evento aconteceu de forma online, reunindo estudantes e profissionais da área, inclusive mulheres que já participaram em edições anteriores, como estudantes, e se inspiraram nos conteúdos abordados.