O Governo de Minas promoveu, na terça (22/8) e quinta-feira (24/8), a qualificação profissional técnica de mais de 120 estudantes do curso técnico de enfermagem, por meio do Programa Trilhas de Futuro.
O Programa formará, até o dia 5 de setembro, 295 novos técnicos em enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, contabilidade e administração, em parceria com a Escola Técnica Genoma.
Todas as cerimônias serão realizadas na Igreja Nova Canaã em Betim, onde reuniu, nas duas primeiras formaturas, cerca de mil pessoas, entre estudantes, professores, diretores e convidados. Para Lidiane Martins, diretora pedagógica da Escola Técnica Genoma, é muito importante que os formandos exerçam a sua nova profissão com dedicação e paixão, “Essa atitude, não só os tornará profissionais reconhecidos na área de Enfermagem, mas também agentes de transformação capazes de causar um impacto positivo e duradouro”, ressalta.
Além dos formandos em enfermagem, que ainda serão diplomados em duas novas cerimônias, radiologia, segurança do trabalho, contabilidade e administração também ganharão novos profissionais para o mercado de trabalho, como a Cássia do Nascimento Rios, formanda em técnica de segurança do trabalho e o Caio Bruno Pereira, graduando em administração, ambos já inseridos no mercado de trabalho.
Para Cássia, o Trilhas de Futuro foi um divisor de águas. Ela conta como o programa mudou a sua vida, ajudando a se redescobrir durante o curso e como fez a melhor escolha. “O Trilhas mudou radicalmente a minha vida. Geograficamente, psicologicamente, financeiramente, de todas as formas possíveis. Me tirou da zona de conforto, me mostrou que posso ir além, através das aulas”, ressalta a graduanda, que já se encontra inserida no mercado de trabalho.
Caio Bruno começou a sua trajetória no mercado de trabalho através de um estágio disponibilizado pela Escola Técnica Genoma. “Um dia eu me inscrevi para uma vaga, e passei”, lembra o formando em administração. Um outro ponto lembrado por ele, é como o conteúdo abordado em sala de aula tem sido importante para a continuidade e promoção no seu trabalho. “Atualmente me colocaram integral e eu estou trabalhando como auxiliar de departamento pessoal. Uma coisa que eu vi durante meu curso inteiro em Análise financeira, Gestão de pessoas, Contabilidade geral”, reforça.
Sobre o Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro é uma iniciativa da SEE/MG e tem como objetivo ofertar, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.
Atualmente estão matriculados cerca de 108 mil estudantes nas três edições em todo o estado. São 84 opções de cursos em 280 instituições credenciadas, em 124 municípios mineiros.
Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1 bilhão no programa.