Com uma gestão inovadora, de diálogo e proximidade com a rede, o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE-MG), Igor de Alvarenga, se reuniu com os servidores das Superintendências Regionais de Ensino ( SREs) de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/8).
Na agenda, momentos de conversa com os superintentes das regionais, diretores e inspetores escolares.
Na oportunidade, o secretário pontuou o trabalho que está realizando com a escuta coletiva.
“Essa proximidade direta com diretores, inspetores e servidores das regionais nos ajuda a desenhar políticas públicas educacionais mais assertivas, que possam melhorar na ponta, e nos ajudar, de fato, na melhoria dos indicadores educacionais, em avaliações como as do Sistema de Avaliação da Educação Básica(Saeb), por exemplo, que serão aplicadas, a partir do dia 23 de outubro”, destacou Igor de Alvarenga.
SRE – Governador Valadares
Durante visita à Escola Estadual Sinval Rodrigues, em Governador Valadares, Igor conversou com servidores, estudantes e conheceu o Projeto de Robótica da disciplina de Tecnologia e Inovação, da turma do 2º ano do ensino médio.
Os alunos apresentaram ao secretário alguns dos protótipos que estarão na Feira de Tecnologia da unidade, que ocorrerá em setembro, como a lixeira com sensor de presença, criada com balde de pipoca, tampa de marmitex e o arduino, um componente do computador usado para detectar o toque da mão, por exemplo.
A diretora da unidade, Joedma Vieira Santos, frisou como a visita foi gratificante para a comunidade escolar.
“ Fiquei muito feliz ao ver que o secretário conhece o chão de uma escola, que entende nossa realidade e nossos anseios, porque também foi diretor escolar. Isso nos motiva a trabalhar mais pela educação”, ressaltou a diretora.
SRE -Teófilo Otoni
Após o encontro gerencial, realizado em Teófilo Otoni, o secretário visitou à Escola Estadual Clotilde Onofre de Campos, onde se reuniu com um grupo de professores que trabalham com o Plano de Recuperação das Aprendizagens(PRA). Eles discutiram sobre as diretrizes do PRA, os desafios educacionais para garantir o direito à aprendizagem e assegurar o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum e no Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG.
Até o momento, 43 das 47 Superintendências Regionais de Ensino( SREs) já foram visitadas pela pasta, em diálogo permanente com as escolas para Minas continuar sendo reconhecida entre estados com os melhores indicadores de ensino do país, como apontado em estudo recente, publicado pelo Centro de Liderança Política.