Tecnologia, inovação e atividades práticas. Elementos essenciais para a cultura maker, tem sido desenvolvida no Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital) da Fundação Helena Antipoff (FHA), em espaço que promove o aprendizado prático, a criatividade e as habilidades voltadas para a resolução de problemas.
A Fundação, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), é a única instituição pública de Minas Gerais a possuir um laboratório de impulsionamento da cultura maker credenciada na plataforma internacional FabLabs.io, uma comunidade que integra colaboradores do mundo todo.
A instalação especializada no fazer tecnológico fica dentro da Escola Sandoval Soares de Azevedo, pertencente ao complexo da FHA em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, que fornece aos alunos acesso a ferramentas e tecnologias de fabricação digital. Equipado com impressoras 3D, cortadoras a laser e de vinil, equipamentos de prototipagem eletrônica e uma variedade de ferramentas manuais, o Fab Lab da FHA permite que os estudantes se envolvam no aprendizado baseado em projetos e apliquem, de maneira prática, conceitos de várias disciplinas, como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEM). Ao utilizar as ferramentas e tecnologias do Fab Lab, os alunos podem transformar suas ideias em objetos tangíveis, fomentando a inovação e o empreendedorismo.
Os integrantes da plataforma FabLabs.io, seguem algumas diretrizes comuns e possuem um um kit padrão de máquinas disponíveis. “Participar de uma rede de Fab Labs oferece acesso a recursos, conhecimentos, colaborações e oportunidades profissionais que podem impulsionar as habilidades técnicas, o networking e trazer grande impacto social. É uma maneira de se envolver em uma comunidade de makers e inovadores que compartilham interesses e valores semelhantes”, afirma Carolina Lobo, gerente de projetos e resultados da FHA e diretora do fab lab da instituição.
Um espaço para que habilidades pedagógicas sejam desenvolvidas
O Fab Lab – FHA atua para promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os estudantes, incentivando uma abordagem multidisciplinar, onde alunos de diferentes disciplinas e séries podem colaborar em projetos. Esse ambiente colaborativo promove a comunicação, o pensamento crítico e o compartilhamento de conhecimentos e habilidades que contribuem para uma formação ampla.
“Nós da equipe ficamos muito felizes com o credenciamento na Rede Fab Lab, o que amplia parcerias externas e a visibilidade do laboratório a nível nacional e internacional”, completa Amauri Libério, gerente do Fab Lab da FHA e professor na instituição.