Reunião virtual foi realizada nesta semana
29 de Maio de 2020
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está em constante diálogo com os diferentes movimentos educacionais. Na última quarta-feira (27/5), representantes da Superintendência de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, da Comunidade Surda e do Movimento Bilíngue participaram de uma reunião virtual para alinhar as ações que serão realizadas durante o Regime de Estudo não Presencial, que está sendo ofertado aos estudantes da rede estadual de ensino durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19
Na reunião ficou decidido que serão construídos, pelo Movimento Bilíngue, Planos de Estudos Tutorados (PETs) em Libras, que serão específicos para os estudantes surdos. Também deverá ser elaborado um cronograma de produção e envio dos PETs específicos.
Além disso, fiou definido que, após a pandemia da Covid-19 e com o retorno das atividades presenciais, será retomado o grupo de trabalho destinado a discutir a política de educação para a comunidade surda. Para a superintendente de Políticas Pedagógicas, Esther Augusta, “a partir dessas reuniões, a Secretaria pode promover ações que de fato atendam as demandas da comunidade surda”. Ela também ressalta a importância da elaboração dos PETs em Libras para os alunos surdos. “Será um ganho para todos os nossos estudantes”.
Além do Regime de Estudo não Presencial, foram abordadas temas como a trajetória do Movimento Bilíngue; o respeito às diferenças linguísticas; e a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e o Português como segunda língua; a importância do diálogo entre SEE/MG e a Comunidade Surda, além da melhoria da formação dos intérpretes para assegurar que a Libras chegue aos estudantes com qualidade, entre outros assuntos.