A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que continua em aberto a chamada pública destinada a selecionar projetos de pesquisa voltados ao fortalecimento do ensino médio da rede estadual de ensino.
O edital “Pesquisa para Inovação na Educação Básica” em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) pode ser acessado neste link. A data limite para a submissão das propostas é até 6 de novembro de 2023. A divulgação dos resultados ocorrerá na página da Fapemig em 2 de fevereiro de 2024.
A parceria pretende buscar soluções das dificuldades enfrentadas na rede pública estadual de ensino. Serão destinados R$ 6 milhões de investimento, pela Fapemig, que ficará responsável pela seleção e monitoramento dos projetos. A estimativa é que cerca de 25 a 50 projetos sejam escolhidos. A parceria terá vigência de cinco anos e apenas projetos que envolvam professores ou Especialistas da Educação efetivos da rede estadual de ensino poderão concorrer.
O objetivo da proposta é apoiar financeiramente projetos de pesquisa científica, tecnológica e ou de inovação que permitam criar estratégias visando à solução de problemas da educação básica e à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A equipe dos projetos precisa ser formada por pelo menos um professor ou especialista de educação básica da rede de ensino estadual.
Os projetos terão que contemplar as temáticas: emergências sanitárias, questões de gênero, étnico raciais, educação indígena, quilombola e escolas do campo em região de assentamento, violência, empreendedorismo e empregabilidade na educação profissional, emprego inovador de Tecnologias e mídias, saúde na escola. Os temas sugeridos estão em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais, fazendo conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades.
Critérios
Ao todo, a chamada contém 13 linhas temáticas, que abordam assuntos como gênero, questões étnico-raciais, práticas pedagógicas inovadoras, empreendedorismo, empregabilidade e educação profissional, entre outras.
Um dos critérios de elegibilidade da chamada é ter como proponente um Instituto de Ensino Superior (IES) ou Instituto de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (ICTMG), em parceria com pelo menos uma escola da Educação Básica da rede de ensino estadual.
Outro critério é se enquadrar em uma das faixas de financiamento:
A) Projeto de investigação científica para elaboração de diagnóstico de problemas da educação básica e de identificação de práticas que possam contribuir para a elevação do ensino e aprendizagem das escolas públicas de Minas Gerais.
B) Projeto de pesquisa, intervenção e desenvolvimento de ações inovadoras cujos produtos possam ser aplicados na solução de desafios da educação básica pública mineira.
Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG