O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE/MG), ampliaram os períodos para aplicação das avaliações que medem o desempenho dos estudantes.
Agora, as escolas mineiras têm até o dia 24 de novembro para aplicarem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Minas Gerais, e até o dia 1/12 para as avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) que conta com a Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e com o Programa de Avaliação de Educação Básica (Proeb).
Para o Saeb, as datas para aplicação das avaliações já estão disponíveis no Sistema de Controle de Aplicação (Sicap). Para realização das avaliações o Inep contrata uma empresa responsável pelo gerenciamento das provas em todos os estados. Supervisores e coordenadores são designados para realizar os processos junto às escolas, incluindo a escolha da melhor data em cada localidade.
Desempenho dos estudantes
O superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Wagner Costa, explica como esse processo de avaliação é fundamental. “A partir dos resultados obtidos nas avaliações é possível medir o desempenho dos estudantes e, com isso, criar políticas públicas e ações pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino”, explica.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Saeb
Composto por testes e questionários, aplicado a cada dois anos para a rede pública de ensino do Brasil e para uma amostra de escolas da rede privada, o conjunto de avaliações é um importante método para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem utilizadas em âmbito nacional com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais. Serão avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, além dos alunos do 2º ano do ensino fundamental que participarão de forma amostral.
Proeb e Proalfa
Com finalidades semelhantes, mas com foco no mapeamento da educação mineira, a SEE/MG aplica o Proalfa para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, e o Proeb, para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Os dados apurados pelas duas avaliações compõem o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Para mobilizar os estudantes nos dias de prova, que podem chegar até 2h30 de aplicação, a SEE/MG destinou recurso aditivo de R$ 25 por participante, que receberam kits escolares, além de um reforço na alimentação escolar.