Adequações são feitas para atender as necessidades específicas de cada aluno
05 de Junho de 2020
O estudante da rede estadual de ensino que é público da educação especial também está participando das atividades do Regime de Estudo não Presencial, que é ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas por tempo indeterminado como medida de enfrentamento à Covid-19.
Para os alunos que necessitam, os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão elaborando Planos de Estudos Tutorados (PETs) adaptados que atendam às necessidades específicas de cada estudante. As escolas encaminham o material adaptado para as famílias com as orientações e as instruções de como organizar a rotina do aluno e aumentar o repertório comunicativo. O PET é a principal ferramenta para as atividades remotas dos alunos da rede pública estadual.
Na Escola Estadual Antônio Ramos de Souza, no município de Novo Cruzeiro, o primeiro passo para a adaptação do PET foi a análise do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do aluno e, a partir daí, foram criados materiais concretos que atendessem às necessidades específicas dos estudantes.
Renesson Souza de Jesus com seu material adaptado. Foto: Arquivo Pessoal
“O nosso objetivo foi fazer com que os alunos não ficassem de fora da iniciativa. Eles estão em desenvolvimento e não poderiam ter uma paralisação de forma brusca no processo de ensino e aprendizagem. Foram produzidos jogos e um material mais sensorial. Ficou bem interessante”, destaca a diretora da escola, Risiane Camargos Vieira Ramos Silva.
O material produzido pelos educadores foi entregue na casa de cada um dos estudantes, seguindo todas as orientações e recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A diretora aproveitou a oportunidade para orientar os pais e/ou responsáveis. “Expliquei para eles como o material poderia ser utilizado e enfatizei a importância do estudante fazer a atividade”, afirma.
A entrega do material foi uma surpresa para Alvina Esteves de Souza. Ela é mãe do Renesson Souza de Jesus, que está no 2º ano do ensino fundamental. “Eu não esperava. Fiquei muito feliz quando a diretora chegou aqui com o material. Veio tudo de acordo com a necessidade dele e está sendo muito importante. Ele presta muita atenção na hora de fazer as atividades”, conta.
Renesson é autista e nas atividades em que a mãe encontra dificuldades para auxiliá-lo, pode contar com o apoio da professora. “Em algumas atividades que tenho mais dificuldade, eu entro em contato com a professora e ela me ajuda”, conclui Alvina.
Na Escola Estadual João dos Santos Amaral, no município de Bandeira, são atendidos alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. As adaptações feitas nos PETs dos estudantes também levaram em consideração as necessidades específicas de cada aluno.
Elias Rikelme Sousa Pereira recebeu o PET adaptado em sua casa. Foto: Arquivo Pessoal
“Foi produzido um material mais lúdico, com mais imagens e que o aluno consiga ter uma visualização melhor. Temos também cruzadinhas e caça-palavras, por exemplo”, detalha o diretor da escola, Aristóteles dos Santos Pereira. Ainda, segundo o diretor, os PETs foram impressos e entregues aos alunos e uma data foi estabelecida para o recolhimento do material. “O PET foi todo adaptado para que o aluno se sentisse inserido no contexto. As professoras fizeram instruções para que as famílias pudessem auxiliar os estudantes e marcamos uma data para buscar o material pronto”, explica.
O aluno Elias Rikelme Sousa Pereira está entre os estudantes da escola que receberam os PETs adaptados. O estudante do 6º ano do ensino fundamental conta o que está achando das atividades. “Estou gostando muito. Aqui em casa tenho ajuda de todo mundo para fazer os exercícios comigo”.