Com o objetivo de compartilhar e discutir boas práticas educacionais, cerca de 500 alunos se reuniram no dia 29 de novembro para a realização da terceira edição do Intercâmbio de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da SRE Pouso Alegre. A finalidade é partilhar atividades que vêm sendo desenvolvidas entre as escolas da rede de ensino que já estão inseridas na dinâmica do Ensino Médio em Tempo Integral.
“Queremos que os estudantes e os profissionais conheçam mais sobre a modalidade, e assim aprimorar a implementação e expansão entre as escolas”, afirma a superintendente regional de ensino de Pouso Alegre. Clícia Beraldo.
A superintendente comemora a evolução dos resultados e o envolvimento dos alunos. “A cada edição é um sucesso maior. Este ano os estudantes passaram um dia com oficinas e rodas de conversa. Os alunos ficaram responsáveis pela organização das salas e acolhimento. Desenvolvemos as atividades pensando em valorizar o protagonismo juvenil”, pontua a gestora escolar.
“Foi uma experiência muito interessante e produtiva. Além de conhecer pessoas novas, pude ver como o EMTI acontece na escola dos colegas”, afirma Gabrielly Pavanello Rezende, aluna da EE Cônego José Eugênio de Faria, em Cachoeira de Minas.
Cada unidade escolar assumiu a responsabilidade de apresentar uma temática específica, distribuindo as discussões em salas de aula organizadas pelos próprios alunos. Os tópicos abordados incluíram Protagonismo, Tutoria, Estudos Orientados, Projeto de Vida, Educação Profissional e Acolhimento.
A programação foi dividida em diferentes momentos voltados para o compartilhamento de experiências. Apresentações artísticas e culturais, mostra de ciências e ainda uma roda de conversa para propor ideias e sugestões para o próximo ano letivo. Estudantes, professores e servidores circularam entre as salas temáticas, promovendo a troca de experiências e conhecimentos sobre o modelo adotado. As visitas proporcionaram discussões sobre a realidade e o cotidiano das diferentes escolas, fortalecendo os laços entre os participantes.
Cada unidade escolar assumiu a responsabilidade de apresentar uma temática específica, distribuindo as discussões em salas de aula organizadas pelos próprios alunos. Os tópicos abordados incluíram Protagonismo, Tutoria, Estudos Orientados, Projeto de Vida, Educação Profissional, e Acolhimento.
Nove escolas estiveram envolvidas no evento, sendo seis delas com oferta de ensino profissional, voltadas para desenvolvimento de sistemas e agropecuária. Representantes de outras três escolas que irão ofertar o EMTI em 2024 também participaram para aprender mais sobre as atividades. Além da superintendente Clícia Beraldo, a equipe pedagógica também esteve presente para reforçar o compromisso da comunidade educacional com a promoção de experiências que favorecem o processo de ensino-aprendizagem.
Escolas participantes
E.E. Cônego José Eugênio de Faria
E.E. Coronel Paiva
E.E. Delfim Moreira
E.E. Guerino Casassanta
E.E. João Lopes
E.E. José Gomes de Morais Filho
E.E. Lauro Afonso Delorme
E.E. Presidente Bernardes
E.E. Sanico Telles