Neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide) terá como foco o acompanhamento e monitoramento do processo de aprendizagem por meio do ensino remoto
18 de Junho de 2020
Com a suspensão das atividades escolares presenciais neste momento de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, as ações do Programa Gestão pela Aprendizagem, voltado para as escolas que ofertam o ensino fundamental, precisaram ser adaptadas e foram retomadas neste mês. As atividades propostas por meio da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide) foram totalmente adequadas ao Regime de Estudo não Presencial que está sendo ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerias (SEE/MG) aos alunos da rede pública estadual neste período.
“Em uma reunião com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), que é parceria na realização da iniciativa, fizemos um alinhamento entre a metodologia da Gide e as diretrizes da Secretaria. Ficou definido que a Gide terá como foco o acompanhamento e o monitoramento do processo de aprendizagem dos estudantes por meio do ensino remoto”, ressalta a coordenadora da Gestão Integrada da Educação Avançada pela SEE/MG, Andréa Botelho.
Para apresentar a nova proposta de atuação e definir os cronogramas de elaboração dos planos de ação, foram realizadas reuniões virtuais com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), diretores e especialistas das escolas que participam do programa.
“As escolas irão priorizar a análise das causas que podem interferir na implementação do ensino remoto e definir ações que possam ser executadas para solucioná-las, incentivando os estudantes e famílias a se engajarem na realização das atividades propostas no PET e nas atividades encaminhadas pelos professores. As melhores práticas devem ser registradas e socializadas entre professores e escolas”, conclui Andreia Botelho.
A iniciativa
O Programa Gestão pela Aprendizagem voltado para o ensino fundamental tem como foco o fortalecimento da gestão escolar. Desde o ano passado, a partir de uma parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), 252 escolas que oferecem o ensino fundamental passaram a contar com a aplicação de uma metodologia conhecida como Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide Avançada), que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos.
A Gide é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola poderá elaborar um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem.