A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, entre os dias 18 e 22 de março, a Semana do Protagonismo 2024, em escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
Esta iniciativa tem o objetivo de dar início ao trabalho com os Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos estudantes mineiros, com o propósito de fortalecer a autonomia, responsabilidade e solidariedade dos jovens, além de estimular o interesse por novos conhecimentos.
Durante a semana, os estudantes foram incentivados a compreender o que são os Clubes de Protagonismo e a participar ativamente na sua criação. Com o apoio dos professores, coordenadores e diretores escolares, foram realizadas atividades para reflexão e criação desses clubes.
A coordenadora do EMTI da SEE/MG, Cláudia Lobo, destaca a importância da semana para evidenciar aos jovens o valor dos Clubes de Protagonismo. “A Semana do Protagonismo é um marco crucial no desenvolvimento do princípio educativo do protagonismo. As escolas de educação em tempo integral iniciam as ações orientadas, o que representa um importante passo para o desenvolvimento e a ampliação dos espaços de vivência em protagonismo escolar”.
Após o término da semana, inicia-se o momento de colocar em prática as atividades propostas. “A partir de agora, os clubes irão se organizar e iniciar suas atividades diárias, contribuindo assim para o exercício do protagonismo juvenil, fundamental para nossos estudantes”, completa a coordenadora.
Protagonismo
Os Clubes de Protagonismo são espaços destinados a permitir que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para sua formação e atuação na vida pessoal, social e produtiva. Eles promovem a liderança, a escuta ativa, o trabalho coletivo e a gestão do tempo e do espaço, de maneira lúdica e com o apoio de seus pares.
Esses clubes são ambientes diversos e democráticos, formados por estudantes de diferentes anos letivos, agrupados de acordo com sua afinidade em relação a um determinado tema. Entre as atividades desenvolvidas nos clubes estão a integração dos estudantes em torno de interesses comuns, o estímulo à coletividade, a troca de conhecimentos entre os membros do clube e a imersão em novos aprendizados de forma interdisciplinar, contribuindo para fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e o espaço escolar.
Na Escola Estadual São Judas Tadeu, localizada em Araguari, os estudantes deram início ao Clube de Desenho e de Contação de Histórias após uma semana de troca de experiências e vivências artísticas. Sob a liderança de um dos alunos e com o apoio da professora Josiane Rodrigues, os jovens realizaram uma roda de conversa para discutir os objetivos do clube de protagonismo, bem como planejar as atividades futuras e compartilhar suas expectativas.
Na Escola Estadual Ângela Teixeira da Silva, em Lambari, os estudantes também se envolveram na iniciativa, participando de discussões em sala de aula sobre a importância da participação dos alunos do ensino médio nos Clubes de Protagonismo.
No município de Coqueiral, situado na região Sul de Minas, os estudantes da Escola Estadual Padre Anchieta se reuniram para criar clubes que atendessem aos interesses e gostos dos alunos. Surgiram então os clubes de jogos e artes, e os participantes já começaram a elaborar um plano de ação para desenvolver as atividades futuras.