A comunidade escolar da Escola Estadual Professor Chaves, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, comemorou na sexta-feira (26/4) a entrega das instalações reformadas do prédio da escola. Com a presença do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, as obras foram inauguradas com apresentações artísticas dos estudantes da escola.
Com investimento de R$ 566 mil em recursos do projeto Mãos à Obra na Escola, a instituição recebeu um novo refeitório, uma cozinha reformada, além de uma quadra poliesportiva e uma biblioteca revitalizadas. Além disso, foram construídas rampas de acessibilidade e os banheiros passaram por reformas.
“É motivo de muito orgulho para todos nós, essa entrega. O Governo de Minas tem trabalhado incansavelmente para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Desde 2019 já realizamos mais de 3 mil obras em cerca de 1,8 mil escolas da rede estadual, pelo projeto Mãos à Obra na Escola. Essas obras foram executadas em mais de 600 municípios, com investimento de quase R$ 1 bilhão”, afirmou o secretário Igor de Alvarenga, durante a inauguração.
A E.E. Professor Chaves atende a 961 estudantes, em turmas do ensino fundamental anos finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Estou completando 14 anos à frente da direção dessa escola, que é minha vida. E hoje ela é uma escola valorizada, reconhecida na cidade. A mudança que tivemos é visível. Essas melhorias na infraestrutura mudaram a energia da escola, que hoje é um local agradável de ficar, acolhedor”, conta a diretora da escola, Ariana de Oliveira Souto.
A superintendente regional de Ensino de Uberaba, Vania Celia Ferreira, também comemorou mais essa conquista da comunidade escolar. “É com muita alegria que estamos entregando a escola Professor Chaves totalmente revitalizada, desde a quadra, passando pela biblioteca, refeitório, cozinha, pisos, pintura de todo o prédio. Só temos que agradecer o esforço do Governo de Minas, que tem batalhado bastante para que nossas escolas estejam cada vez mais receptivas, seguras, com mais conforto e melhores condições de aprendizagem para nossos estudantes”, afirmou.
Visita técnica do Trilhas de Futuro à ExpoZebu
No sábado (27/4), em Uberaba, o governador Romeu Zema e o secretário Igor de Alvarenga acompanharam uma visita técnica para estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, oferecido por meio do projeto Trilhas de Futuro. Cerca de 30 estudantes do curso, provenientes de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, tiveram a oportunidade de participar de uma aula durante a exposição.
De acordo com os professores dos cursos oferecidos pelo Trilhas de Futuro, as visitas técnicas desempenham um papel essencial na preparação para o mercado de trabalho. Além de aplicarem a teoria aprendida em sala de aula, os alunos têm a chance de interagir com profissionais já atuantes e esclarecer dúvidas relacionadas a diversas áreas de atuação.
Durante a visita, o governador teve a oportunidade de conhecer histórias inspiradoras, como a de Lucas Henrique Cunha, de 22 anos, cuja vida foi transformada pelo programa do Governo de Minas. Lucas compartilhou sua experiência e como o Trilhas de Futuro impactou positivamente sua trajetória profissional.
“Comecei a trabalhar aos 18 anos em um supermercado, como empacotador. Foi quando descobri o curso, me inscrevi e consegui uma vaga. Desde então, distribuí currículos e consegui um emprego na área, em uma das maiores fazendas de Patos de Minas”, relatou Lucas, com entusiasmo.
Ele ainda destacou que, graças ao Trilhas de Futuro, viu seu salário aumentar significativamente e teve a oportunidade de progredir na carreira. Além disso, pôde contribuir financeiramente para sua família e ajudar sua irmã, também ex-aluna do Trilhas, a pagar sua faculdade de medicina veterinária. Essa experiência demonstra o impacto positivo do programa na vida dos jovens e suas famílias, criando oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.