A fim de promover reflexão, interação e um diálogo aberto sobre os assuntos e temas do cotidiano escolar dos jovens da rede pública estadual de ensino e melhorias que podem ser sugeridas pelos jovens para criar novas políticas educacionais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, em Ponte Nova, na Zona da Mata, nesta semana (6 e 7/5), mais uma “Roda de Conversa com o Secretário”.
O encontro reuniu 27 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) das Escolas Estaduais Coronel Cantídio Drumond e Professor Raymundo Martiniano Ferreira, da Superintendência Regional de Ensino(SRE) Ponte Nova, e 32 alunos de sete escolas estaduais da SRE Ouro Preto.
Durante a conversa, a equipe técnica da SEE/MG, além de ouvir cada estudante, apresentou as funcionalidades da ferramenta Estudo Play, de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e destacou a importância deste novo projeto para ouvir os alunos.
“Essa metodologia de trabalho surgiu para esclarecermos dúvidas e debatermos juntos o que podemos aprimorar. É algo inédito, é desafiador, pois são diversos assuntos discutidos e temos que compreender esse feedback que está sendo passado pelos nossos estudantes”, destacou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Os jovens avaliaram a qualidade do ensino, opinaram sobre a alimentação escolar, área em que Minas se destaca como melhor estado do país, além de abordarem sobre o transporte, a infraestrutura da rede, que desde o início desta gestão recebeu investimentos robustos, que permitiram melhorias gerais das unidades, propiciando mais conforto aos estudantes e servidores.
“Foi muito importante conversar com o secretário, expressarmos nossa opinião. Acredito que esse diálogo vai trazer resultados, melhorias para nós e nossas escolas” , comemorou Matheus Rodrigues, estudante do curso técnico em informática, do Ensino Médio em Tempo Integral da escola Polivalente.
“Faço o curso técnico em segurança do trabalho. Apresentamos nossas ideias, foi ótimo poder conversar com o secretário, falar da minha escola, de como a SEE/MG pode nos auxiliar na preparação para o mercado de trabalho” , afirmou Bheatriz Barros, aluna do 1º ano do EMTI, do curso técnico em segurança do trabalho
Escola prisional
Em Ponte Nova, o secretário também esteve na Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, que fica dentro do Complexo Penitenciário do município. Ele conversou com o diretor escolar, vistoriou as instalações da unidade que atende 188 estudantes da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade. Na oportunidade, Igor anunciou que irá liberar, em breve, cerca de R$ 300 mil de recursos para ampliação da escola prisional, compra de mobiliário e equipamentos.
Mãos à obra SRE Ouro Preto
Em Ouro Preto, Alvarenga vistoriou as obras de reforma e restauração da Escola Estadual Dom Pedro II, prédio centenário e tombado como patrimônio histórico, e que recebeu quase R$ 8 milhões em recursos do Projeto Mãos à Obra na Escola, do Governo de Minas, coordenado pela SEE/MG.
As obras do prédio já foram iniciadas e tem previsão de serem entregues à comunidade escolar em dois anos. Ainda nesta unidade, a equipe da SEE-MG se reuniu com servidores, diretores da SRE e estudantes.