Palestras e webinários têm debatido a experiência das redes de ensino com o cenário de ensino remoto provocado pela pandemia da Covid-19
02 de Julho de 2020.
Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant'Anna, participou de discussões sobre o desafio do ensino remoto e a experiência de Minas.
A experiência do Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), tem chamado a atenção de especialistas e instituições da área educacional de diferentes partes do país. O formato utilizado e as ferramentas desenvolvidas para alunos e professores da rede estadual mineira durante o ensino remoto têm feito com que a secretária Julia Sant’Anna seja convidada a debater, em encontros e palestras virtuais, os desafios da educação mundial provocado pela pandemia da Convid-19.
Nas últimas semanas, Julia foi convidada a falar sobre o tema em palestras e webinários - seminários transmitidos e realizados inteiramente on-line. No final de maio, ela participou do bate-papo “Covid-19 e Educação: desafios e estratégias de equidade, comunicação e continuidade pedagógica para Secretarias de Educação e Educadores durante o Ensino Remoto”, promovido pela Fundação Lemann, no lançamento do relatório feito com dados levantados de 50 secretarias de educação norte-americanas sobre o ensino remoto no atual momento.
O professor Justin Reich do Teaching Systems Labs conduziu o levantamento e sistematizou os aprendizados em três principais áreas: equidade, continuidade pedagógica e comunicação. Além da secretária de Minas Gerais, participaram da iniciativa o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, a gerente de implementação do Formar na Fundação Lemann e MIT alumni, Juliana Cavalcante, e a mestranda em economia no MIT e gerente de projetos no ISG, Helena Lima. A moderadora da conversa foi Rosabelli Coelho-Keyssar, do MIT-Brazil Program.
Em outro evento on-line, em junho, o “Webinar - Respostas das Redes de Ensino à Pandemia”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a secretária Julia Sant’Anna falou sobre como está sendo lidar com a crise provocada pela Convid-19. Participaram também o secretário municipal de Educação de Salvador, Bruno Barral, e a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), Claudia Costin. A debatedora foi Raquel Oliveira, do CEIPE.
Também realizado em junho, o encontro on-line “A Educação Básica no Novo Cenário: Adaptação e transformação” buscou debater temas como “Volta às Aulas Presenciais: O Desafio do Presente”. A iniciativa foi realizada pela instituição Todos Pela Educação. Além de Julia Sant’Anna, participam desta agenda on-line o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário municipal de Educação de Salvador, Bruno Barral, e o secretário de Estado de Educação de Pernambuco, Fred Amancio. O painel teve a mediação de Priscila Cruz e Olavo Nogueira Filho, ambos do Todos Pela Educação.
Regime de Estudo não Presencial
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), diante do desafio e da necessidade da educação remota, desenvolveu as apostilas dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) como a principal ferramenta do Regime de Estudo não Presencial. A lógica do PET é a gratuidade para os estudantes, considerando que estão disponíveis para download no site da SEE/MG, no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e, também, no aplicativo Conexão Escola.
Já para aqueles alunos que não conseguem ter acesso ao meio virtual, a gratuidade permanece como um direito do estudante. Nestes casos, mapeados pelas direções, as escolas disponibilizam a impressão do PET. No primeiro ciclo do Regime de Estudo não Presencial, o material chegou a 97,5% dos estudantes da rede.
A proposta de ensino remoto desenvolvido pela SEE/MG possibilita que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais evoluam no seu processo de ensino e aprendizado para que, no momento de retorno das atividades presenciais, tenham conseguido manter o vínculo com a instituição escolar e assimilado os conteúdos previstos no Currículo Referência de Minas Gerais para cada série.
Além disso, o Regime de Estudo não Presencial busca proporcionar a continuidade da relação com a escola, ainda que de forma não presencial, para que os estudantes não percam de forma brusca o contato com a atividade escolar evitando, assim, que venham a abandonar completamente os estudos e garantindo o direito à educação de todos os estudantes