A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), promoveu nesta quinta- feira (23/5) um encontro com 24 gestores escolares e sete inspetores das escolas estaduais da região do Barreiro, para juntos discutirem os desafios vivenciados pelas escolas e pela rede estadual como um todo.
O momento de escuta e diálogo aconteceu durante o evento “Café nas Terras do Barreiro”, realizado na Escola Estadual Celso Machado, anfitriã do encontro. Na abertura, estudantes do Projeto Música nas Escolas, da Escola Estadual João Botelho, deram boas-vindas aos participantes com uma linda apresentação musical.
Em outro momento, um vídeo institucional mostrando o corpo docente e as escolas que integram o núcleo Barreiro, foi apresentado aos participantes do encontro.
Durante a roda de conversa, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a equipe técnica da SEE/MG, tiveram um bate-papo agradável e acolhedor com os diretores e inspetores escolares das escolas coordenadas pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B.
“Fico feliz quando vejo os diretores participando de iniciativas como essa aqui do Barreiro, que eles estão se organizando, porque educação é uma rede. Avançamos bastante na gestão educacional, colhemos muitos frutos honrosos e sabemos que eles são da base mesmo, de quem conhece a realidade das nossas escolas” , ressaltou o secretário.
Entre os temas discutidos, foi apresentada a necessidade da criação de Resolução específica para as escolas de atendimento à educação especial. Outro assunto abordado foi o Programa de Manutenção e Custeio que poderá ser remodelado em conjunto com o Manutenção Predial para uma divisão mais equânime dos recursos para melhor atender às 3.425 escolas estaduais de Minas Gerais.
Também participaram do momento, a subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara, o superintendente de Inspeção Escolar, Paulo Leandro, e o superintendente Regional de Ensino da Metropolitana B, Heverton Ferreira.