Estudantes da rede estadual de ensino mineira participaram, entre os dias 21 e 23 de maio, da série “Concertos Didáticos”, da Filarmônica de Minas Gerais. Cerca de 3 mil alunos, dentre ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 43 escolas, participaram desta edição, que aconteceu na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Ao todo, foram cinco concertos, gratuitos e fechados para escolas previamente inscritas. A regência foi do maestro associado da Filarmônica, José Soares. Os concertos também tiveram interpretação em libras.
“A gente fica feliz em mostrar quão grande e quão diverso pode ser o repertório que uma orquestra toca, e mostrar que a Sala Minas Gerais e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é algo para todos. Todos são bem-vindos e nossa alegria contagia”, afirma o maestro.
Os estudantes dos ensinos fundamental e médio participaram dos concertos nos dias 21 e 22 de maio, às 9h30 e às 14h30. Já para os estudantes da EJA, que trabalham durante o dia, o concerto foi no dia 23 de maio, às 20h.
Experiência memorável
As estudantes Helen e Mariana, ambas do 8º ano da Escola Estadual Augusto de Lima, localizada no Centro de Belo Horizonte, contaram um pouco sobre a experiência que tiveram na Filarmônica.
“Eu gostei muito, foi uma experiência muito boa, minha primeira vez lá. Parece que a gente está dentro de um filme, é muito bom”, declara Helen Cristina de Carvalho, de 13 anos.
Já para a estudante Mariana Costa, de 14 anos, a estrutura do local também chamou atenção. “Foi uma experiência mágica, eu nunca tinha ido a um concerto. Foi muito bom, o lugar era bem iluminado, grande e agradável”, afirma a estudante de 14 anos.
O programa reúne obras reconhecidas do grande público, como O Quebra-nozes de Tchaikovsky; O voo do besouro de Rimsky-Korsakov; A pequena sereia de Alan Menken, a Floresta do Amazonas de Villa-Lobos, Indiana Jones: Terra de John Williams, a Sinfonia nº 9 de Beethoven e a abertura do Festival da Primavera de Huanzhy.
A Especialista em Educação Básica (EEB) e coordenadora do Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) da escola, Sônia Alves Sampaio, destacou a vivência positiva que os estudantes da unidade escolar tiveram.
“De forma geral, todos os alunos que foram presenteados com essa visita, amaram. Nem todos tiveram a oportunidade de um dia conhecer de pertinho como é uma FIlarmônica. A experiência de ouvir instrumentos musicais, interagir com maestro, foi realmente maravilhosa. Esperamos ter outros convites”, pontua Sônia.
Concertos Didáticos
Os Concertos Didáticos são apresentações gratuitas dedicadas a estudantes do ensino fundamental e médio e instituições sociais. São feitas sob medida para que crianças e adolescentes deem seus primeiros passos na música orquestral.
Antes da apresentação dos concertos na Sala Minas Gerais, são realizadas ações educacionais preparatórias, sobre música e orquestra, nas próprias escolas participantes, orientadas por monitores estudantes dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
Foto: Ana Carolina Nicolau