Há 17 anos, o Projeto Xeque-Mate tem transformado a vida dos estudantes da Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, localizada em Carmo do Cajuru, Oeste de Minas.
Sob a liderança do professor de educação física Carlos Jivago, esta iniciativa inovadora utiliza o xadrez não apenas como um jogo, mas como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico, aprendizado de conteúdos escolares e aprimoramento da imaginação, criatividade e comunicação.
Desde sua criação em 2005, o projeto tem enriquecido a formação de milhares de estudantes, promovendo habilidades como raciocínio lógico, concentração, e tomada de decisões. Através de aulas teóricas e práticas, os alunos não só aprendem os movimentos das peças, mas também exploram a história e os benefícios do xadrez.
Cada semana traz novos aprendizados: desde movimentos de peças até jogadas especiais, culminando no campeonato escolar e no desafio do xadrez. As atividades, que começam no início do bimestre letivo e atingem sua culminância com a participação dos estudantes no Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).
Resultados do Projeto
O sucesso do Projeto Xeque-Mate é testemunhado pela comunidade escolar de Carmo do Cajuru. “Esta iniciativa se tornou um instrumento didático fundamental, enriquecendo a capacidade intelectual de nossos alunos ao longo dos anos”, comenta o professor e coordenador do Projeto, Carlos Jivago.
“O xadrez é incrível para nossa mente, aumentando nosso QI e nossa habilidade de pensar rápido”, compartilha Ana Clara, estudante do 7º ano e participante entusiasta do JEMG. “É o melhor exercício para o raciocínio lógico, superando todos os outros esportes”, complementa Pedro Augusto, estudante do 9° ano e o campeão dessa edição do Interclasse de Xadrez na escola.
Além de estimular o crescimento social e intelectual, o projeto tem impulsionado o desempenho dos estudantes em avaliações internas e externas, e conquistas em competições, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), e em conquistas significativas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em diversas universidades e concursos por todo o Brasil, incluindo o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).