O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quinta-feira (11/7), a plataforma de avaliação das aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental.
Na ocasião, representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico do MEC, apresentaram a proposta da Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais e detalhar as funcionalidades da plataforma.
O evento contou também com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A secretária de Estado Adjunta da Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, que representou o Consed, destacou a importância da plataforma e a necessidade de traçar o perfil e diagnosticar os estudantes que avançam para o ensino médio.
“A gente sempre fala da importância de pensar na política para esses estudantes do meio”, aponta. “São estudantes que vivem dois momentos difíceis na sua trajetória escolar, um movimento de transição. Seja dos anos iniciais para os anos finais, ou dos anos finais para o ensino médio. A gente percebeu, em especial após a pandemia, a necessidade de pensar numa recomposição de aprendizagens”, pontuou.
A ferramenta de avaliações é parte estruturante do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, política com foco na garantia do direito humano à educação e garantia das aprendizagens. O lançamento da plataforma compõe estratégia conjunta entre o Pacto e o Programa Escola das Adolescências, política que traz em um dos seus eixos a organização curricular e pedagógica, focada em habilidades prioritárias para os anos finais, que visa contribuir e alavancar a consolidação das aprendizagens.