Em um mundo onde a educação é o alicerce do futuro, o Prêmio Escola Transformação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), não apenas reconhece, mas também redefine o conceito de aprendizado.
Ao premiar escolas por suas práticas exitosas, o programa não se limita a celebrar o mérito acadêmico, mas abre portas para que os estudantes vivenciem experiências que transcendem os limites tradicionais da sala de aula.
Por meio desta iniciativa, cerca de 50 estudantes do 9⁰ ano do ensino fundamental e do 1⁰ ao e 3⁰ ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da Escola Estadual Bernardino Nunes da Rocha, do município de Coroaci, na região do Vale do Rio Doce, estão vivenciando nesta semana aprendizados culturais e pedagógicos, com o projeto Aprendizado Além dos Muros, escolhido pela comunidade escolar.
A escola, reconhecida em duas edições do Prêmio, visitou o Inhotim, um dos maiores e mais importantes museus a céu aberto do mundo. Além disso, os estudantes exploraram locais icônicos da capital mineira, como o Mercado Central e o Plug Minas, onde foram recebidos pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
“Tivemos uma conversa muito agradável. Primeiro mostramos para os nossos estudantes qual é a função da Secretaria de Estado de Educação. Em seguida, conhecemos um pouquinho sobre a trajetória que fizeram devido ao Prêmio Escola Transformação. Pudemos conversar também sobre a cidade de Coroaci, sobre a merenda escolar, sobre a utilização da plataforma Estudo Play e sobre as demandas da escola, vindas diretamente dos estudantes”, destacou.
O momento foi uma grande oportunidade para que os representantes da Educação, a equipe escolar e os alunos conversassem sobre assuntos importantes para a melhoria do ambiente escolar e para o desenvolvimento educacional dos jovens.
“Essa é a segunda viagem que fazemos com a escola. Elas trazem grandes oportunidades para que nós alunos tenham experiências e conhecimentos novos. No Inhotim, por exemplo, vimos diversas obras de artes contemporâneas que complementam muito o que aprendemos em sala de aula”, afirma a estudante Yasmin Santos, de 17 anos.
Outras atividades
Além das viagens, com recursos do Prêmio a escola também pôde melhorar consideravelmente seu acervo literário, promovendo cada vez mais o incentivo à leitura. Puderam também fazer o projeto Mercado do Estudante, feiras literárias, e estão montando um podcast escolar com a aquisição dos equipamentos necessários, dentre outros projetos.
Essas experiências não apenas enriquecem o currículo escolar, mas também moldam valores, habilidades e perspectivas dos jovens.
Sobre o Prêmio Escola Transformação
A iniciativa do Governo de Minas busca reconhecer as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais. Desde o início, já foram distribuídos mais de 3.160 prêmios para quase 2.530 escolas, somando cerca de R$200 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.