Sem as aulas presenciais, a equipe da Escola Estadual Sagrada Família I desenvolveu uma gincana com o conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET)
Toda semana, as salas disputam qual foi a que mais realizou as atividades estipuladas no Plano de Estudo Tutorado
14 de Agosto de 2020
A equipe de professores da Escola Estadual Sagrada Família I, no Bairro Nova Vista, em Belo Horizonte, pensou em uma maneira diferente de trabalhar as atividades que estão sendo desenvolvidas durante o Regime de Estudo não Presencial e montou uma gincana entre as turmas para deixar os alunos ainda mais atuantes nas aulas remotas.
Ao longo da semana, as turmas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) da escola se empenham para ver qual foi a que mais realizou as atividades do Plano de Estudo Tutorado (PET) e, nas sextas-feiras, os professores encaminham os resultados. O placar é atualizado toda segunda-feira e, ao concluir cada PET, é conhecida a sala que mais se destacou.
A iniciativa, que recebeu o nome de “ComPET”, foi pensada em conjunto pela equipe da escola na intenção de envolver ainda mais os estudantes neste período de isolamento social, incentivando o permanente contato com os estudos e a participação dos alunos na realização das atividades remotas.
“Pensamos em uma competição entre as turmas para ver qual mais devolvia as atividades feitas. Então, criamos uma planilha que cada professor atualiza até as 18 horas de cada sexta-feira. Aí fazemos um apanhado e, na semana seguinte, divulgamos. Assim, as turmas vão acompanhando e ficando motivadas a cada semana”, contou a especialista em educação da escola, Betânia Garcia.
Cada volume do PET finalizado uma das turmas ganha a gincana
Ainda de acordo com ela, os estudantes estão mais atuantes desde que a gincana começou. “Tivemos retornos positivos. Uma mãe nos disse que a iniciativa deu resultado. Ela contou que a filha está mais incentivada a estudar e mais empenhada com as atividades”, ressaltou.
Regime de Estudo não Presencial
Desde março, as aulas presenciais em Minas estão suspensas como medida de enfrentamento e combate a pandemia da Covid-19. Para o período, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu três ferramentas pedagógicas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem: o Plano de Estudo Tutorado (PET), que é a principal delas, as teleaulas do programa Se Liga na Educação e o aplicativo Conexão Escola.