A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) recebeu, nesta terça-feira (3/9), a placa concedida pela Youth Assembly em reconhecimento ao trabalho com o projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento.
Representantes da Fundação Helena Antipoff (FHA), instituição vinculada a SEE, que coordena o projeto, receberam a honraria nos Estados Unidos, em evento que reuniu jovens de mais de 110 países, em Nova York.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarengo, destacou a importância transformadora do intercâmbio. “Participar de um intercâmbio não é apenas uma viagem; é uma imersão na cultura local, proporcionando uma experiência de aprendizado e crescimento pessoal. O Passaporte Mineiro do Conhecimento oferece uma estrutura pedagógica robusta, garantindo suporte integral aos estudantes”.
Reconhecimento
O prêmio concedido ressaltou o impacto significativo do projeto, que promove intercâmbio internacional para estudantes da rede pública estadual. O Passaporte Mineiro do Conhecimento foi elogiado por seu papel como catalisador de transformação social, além de destacar-se na promoção da diversidade, inclusão e ampliação das oportunidades educacionais.
A gerente de Projetos e Resultados da FHA, Carolina Lobo, comenta sobre os assuntos trabalhados. “Além do intercâmbio, os estudantes se preparam para o mundo interconectado com a educação internacional e debatem as 17 práticas de objetivos sustentáveis da ONU Agenda 2030. Mesmo quem não é selecionado com a bolsa sai de lá destacado”, afirma.
Expansão
Iniciativa do Governo de Minas Gerais, o Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma expansão bem-sucedida do projeto Cidadão Global, iniciado em 2019 na Escola Sandoval Soares de Azevedo, localizada no complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA) em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Coordenado pela SEE-MG em parceria com a FHA, o projeto conta com um investimento de R$6,3 milhões.
O projeto oferece bolsas de intercâmbio com todas as despesas pagas para alunos do 2º ano do ensino médio, permitindo que eles estudem em diversos países ao redor do mundo. São disponibilizadas 90 vagas, sendo 50 para escolas em várias regiões do estado e 40 para estudantes de escolas estaduais em Ibirité. As bolsas cobrem custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e taxas das instituições de ensino internacionais.
Youth Assembly
A Youth Assembly é uma plataforma global que reúne jovens líderes para discutir e propor soluções para os maiores desafios globais. O evento proporciona um espaço único para apresentação de visões e estratégias, e facilita a troca de ideias e experiências entre líderes emergentes e especialistas em áreas como crises humanitárias, inovação na educação, ação climática e segurança alimentar.
Durante a Youth Assembly, a FHA participou de painéis e discussões, compartilhando experiências e aprendizados com participantes internacionais.