Desde 2019, ações da GIDE são realizadas em 251 escolas da rede estadual de ensino. Foto: Divulgação
Somando com as 251 escolas que participam da iniciativa desde 2019, o programa agora estará em 1.028 unidade de ensino e beneficiará cerca de 210 mil estudantes.
18 de Agosto de 2020
Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, voltado para o ensino fundamental, será estendida para mais 777 escolas estaduais. E, em 2020, chega ao total de 1.028 unidades de ensino, contemplando todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). Desde 2019, 251 escolas já participam da iniciativa. Com a ampliação, cerca de 210 mil estudantes serão beneficiados pela ação em todas as escolas atendidas.
A partir de agora, o Gestão pela Aprendizagem que é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), estará presente em todas as escolas estaduais que ofertam, exclusivamente, o ensino fundamental.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, destaca a importância da iniciativa para as escolas, em especial, durante o período do ensino remoto. “É uma estratégia de extrema importância que vem ajudar a escola a se ver de forma sistêmica e, realmente, unificar esforços para que o diagnóstico e o trabalho da escola sejam mais assertivos”, afirma.
A diretora técnica dos Projetos Educacionais da FDG, Maria Helena Godoy, comemora o trabalho em conjunto com a SEE/MG. “A parceria com as escolas mineiras é motivo de orgulho e satisfação para a FDG. Seguiremos difundindo, com entusiasmo e determinação, a metodologia GIDE, focada na melhoria dos resultados dos alunos do nosso Estado."
Metodologia
Na parceria com a FDG, as escolas passarão a contar com a aplicação de uma metodologia conhecida como Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE Avançada), que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos. As estratégicas metodológicas representam um avanço no gerenciamento das instituições educacionais, uma vez que possibilita a visão sistêmica da escola.
A GIDE é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola elabora um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem.
Com a implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE foi totalmente adaptada ao modelo de ensino remoto com objetivo de desenvolver estratégias com foco na garantia da continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes e no engajamento de toda a comunidade escolar na concretização das atividades relacionadas ao ensino remoto.
As escolas que participam da iniciativa deverão priorizar as causas que interferem na implementação do Regime de Estudo não Presencial e elaborar planos de ação para bloqueá-las. Os planos de ação serão elaborados para cada segmento do ensino fundamental, por representantes de professores e pela equipe gestora da escola. Após a elaboração, os planos devem ser amplamente divulgados para os demais profissionais da escola, além de serem inseridos no Projeto Político Pedagógico.
Cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) contará com os analistas educacionais como multiplicadores que farão a ponte com os especialistas da educação básica das escolas e diretores.
A Fundação
A Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) é uma instituição assistencial, sem fins lucrativos, fundada em 1997. Difunde, há 23 anos, conhecimentos técnicos e científicos na área de gestão educacional, com foco no alcance da melhoria de resultados, utilizando o sistema Gestão Integrada da Educação (GIDE) em instituições e redes de ensino públicas e particulares.