Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes autores. Foto: Arquivo da escola
Por meio do “Poesia na Janela”, estudantes conheceram novos autores, desenvolveram a oralidade e o gosto pela leitura
19 de Agosto de 2020 ,
Capaz de despertar a imaginação e trazer diferentes sensações e sentimentos, a poesia foi o gênero literário escolhido pela Escola Estadual Magalhães Carneiro, em Silvianópolis, no Sul de Minas, para apoiar os estudantes durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. O projeto “Poesia na Janela” foi idealizado pela professora para o uso da biblioteca, Simone Elaine do Divino Borges, e desenvolvido durante o Regime de Estudo não Presencial.
“A nossa intenção foi levar leveza aos corações dos alunos. Por isso, fizemos um convite para aqueles que quisessem participar. Selecionamos as poesias e encaminhamos para os estudantes. Cada um declamou a poesia da sua maneira. Eles gravaram e nos encaminharam os vídeos”, conta Simone. O projeto foi desenvolvido em parceria com os professores de língua portuguesa.
Segundo a professora para o uso da biblioteca, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer novos autores e trabalhar outros diferentes aspectos pedagógicos durante o projeto. “Mesmo de suas casas, eles conheceram poetas renomados da literatura. O Poesia na Janela despertou ainda mais a leitura, a oralidade e promoveu a socialização”, afirma Simone.
Projetos literários
A escola sempre desenvolveu projeto literário e, mesmo com a pandemia, a escola quis dar continuidade às ações. “A iniciativa nasceu durante o ensino remoto, mas foi porque não queríamos deixar de lado uma coisa que sempre fazemos, que é incentivar a leitura”, conta Simone.
Objetivo do projeto foi levar leveza aos dias dos estudantes. Foto: Arquivo da Escola
Segundo a diretora da escola, Maria Bethânia Beraldo Prado, os alunos da zona rural também participaram da ação e junto com o Plano de Estudo Tutorado (PET) impresso também receberam poesias. “Tivemos uma boa participação. O nosso objetivo foi acolher e incentivar os alunos”, ressalta.