Nesta quarta-feira (30/10), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), celebrou a excelência na educação com a entrega das premiações da 4ª edição do Prêmio Escola Transformação 2024.
O evento, realizado na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte, teve como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais que têm feito a diferença nas escolas públicas estaduais. Pela primeira vez, a premiação reuniu todos os diretores das 363 escolas contempladas, proporcionando um ambiente de comemoração e troca de experiências.
Nesta edição, foram distribuídas 400 premiações, totalizando R$ 20 milhões distribuídos por meio de projetos pedagógicos de R$ 50 mil, beneficiando diretamente mais de 100 mil estudantes em todo o estado. A distribuição dos prêmios por nível de ensino foi a seguinte: 50 prêmios nos anos iniciais, totalizando R$ 2,5 milhões; 150 prêmios nos anos finais, totalizando R$ 7,5 milhões; e 200 prêmios no ensino médio, totalizando R$ 10 milhões.
“Este prêmio valoriza a inovação e o desempenho das nossas escolas em Minas Gerais. Os prêmios são voltados para aquelas escolas que efetivamente alterar a lógica e a estrutura do processo de ensino-aprendizagem, modificando a vida de seus alunos e valorizando o protagonismo de cada um deles”, afirmou o vice-governador Professor Mateus.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou que esses investimentos reconhecem o trabalho dos profissionais da educação. “Agradecemos a toda a comunidade escolar. Uma novidade este ano é a cerimônia de formatura para nossos estudantes. Os diretores que receberam o Prêmio poderão organizar cerimônias de formatura para seus alunos, caso a comunidade deseje”, destacou.
O Prêmio Escola Transformação não apenas celebra o desempenho acadêmico, mas também reforça o compromisso das instituições com a equidade na educação. Em um momento em que a busca por qualidade e inclusão se torna cada vez mais essencial, todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) tiveram pelo menos uma escola premiada, refletindo a diversidade e o alcance do reconhecimento. Além disso, um total de 35 escolas foram premiadas em mais de um nível de ensino.
A lista das escolas premiadas pode ser consultada neste link. Os recursos recebidos serão utilizados em conformidade com o Portfólio de Projetos, que está disponível aqui.
Escolas premiadas
Entre os diretores presentes, a diretora Lidiane Moreira, da Escola Estadual Professora Hilda De Araújo Osório Zauza, de Timóteo, recebeu o prêmio pela primeira vez nesta edição. De acordo com a diretora, a conquista é fruto do esforço conjunto de toda a equipe pedagógica e dos professores.
“Após o resultado das avaliações externas, nós levamos os estudantes, após análise com os professores, a também analisarem esses resultados. Dessa forma, fomos conscientizando os alunos sobre a importância dessas avaliações e desses resultados. Usaremos o dinheiro do prêmio para investimentos em feiras culturais, feiras de profissões, colocando os estudantes para atuarem mais nessas práticas pedagógicas”, afirma a diretora.
Por outro lado, a Escola Estadual Waldemar Araújo, em Corinto, sob direção de Aline Rosemarq de Souza Ferreira, recebeu nesta edição o quarto prêmio. Ela compartilhou como a premiação impacta positivamente os estudantes da unidade.
Em uma das premiações, a escola desenvolveu o projeto “Juscelino a Juscelino”, que explorou a história de Juscelino Kubitschek através de visitas a locais significativos como Diamantina, Belo Horizonte, Ouro Preto e Brasília. Durante a visita à capital federal, os alunos tiveram a oportunidade de serem recebidos no gabinete de Aniele Franco, no Ministério da Igualdade Racial, enriquecendo ainda mais a experiência com discussões sobre cidadania e igualdade.
“Notamos que os alunos despertaram um interesse maior em participar das ações da escola. Nós estamos localizados em um distrito bem pequeno, então a escola é a culminância maior, já que às vezes ficamos às margens do que acontece nas cidades maiores. Então os alunos hoje se sentem importantes, porque percebem que muitas coisas que acontecem em escolas maiores, nós também conseguimos agora desenvolver”, destacou Aline.
Com 14 prêmios recebidos nas três primeiras edições, a Escola Estadual Coronel Calhau, em Ipanema, no Vale do Rio Doce, se destaca como a maior vencedora do Prêmio Escola Transformação. Essas premiações renderam para a escola aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais a serem gastos em concordância com o Portfólio do Projetos. Segundo o diretor da unidade, Naime Mansur, o mais importante nessa premiação é a transformação que é gerada na educação e na vida dos estudantes.
“Quando recebemos o primeiro prêmio, montamos uma equipe de professores, alunos representantes de turma, inspeção escolar e começamos a pensar quais projetos seriam desenvolvidos pela escola. Com o tempo, vimos que o projeto era transformador, já que cada aluno, cada professor, se dedicava cada vez mais a ganhar os próximos prêmios para que os projetos continuassem”, destacou Naime.
Critérios de participação
Nesta edição, as escolas precisaram atender ao percentual mínimo de 80% na média (harmônica) entre a participação de todas as áreas de conhecimento avaliadas na Avaliação Intermediária para serem elegíveis ao Prêmio Escola Transformação. Além disso, o prêmio trouxe novos indicadores que visam garantir mais equidade entre as escolas participantes. Agora, o Índice Prêmio Escola Transformação (Inest) considera o perfil socioeconômico das escolas e a complexidade da gestão escolar.
Outra novidade é a inclusão do projeto “Celebração da Formatura Escolar”, que incentiva os estudantes a planejar sua formatura, com direito à organização de convites, escolha de local e contratação de serviços como buffet e fotografia. Estavam habilitadas a participar do Prêmio Escola Transformação 2024 as escolas de ensino regular que possuíssem dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou no 3º ano do ensino médio (parcial e integral).
O Prêmio Escola Transformação
O Prêmio Escola Transformação é um projeto do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que tem como objetivo reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar.
Desde o início, já foram distribuídos mais de 3.160 prêmios para quase 2.530 escolas, somando cerca de R$ 200 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.