Nos dias 5 e 6/11, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundação da Gide (FDG), promoveu o seminário “Práticas de Sucesso GIDE 2024”.
O evento, que reuniu escolas da rede estadual participantes do projeto Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), teve como foco a valorização e a troca de experiências sobre práticas pedagógicas que transformam o ambiente escolar.
O seminário foi uma oportunidade para integrar as equipes das escolas GIDE, permitindo um intercâmbio enriquecedor entre professores, gestores, coordenadores e especialistas em educação. Foram apresentadas práticas inovadoras, oriundas das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que demonstraram ter gerado impactos positivos no aprendizado dos estudantes em 2024.
“A GIDE é uma iniciativa robusta, dedicada a garantir o aprendizado efetivo de nossos estudantes. Temos o compromisso de elevar os índices de avaliações internas e externas, além de realizar um monitoramento contínuo, mobilizando todos os envolvidos e fortalecendo o protagonismo da comunidade escolar”, destacou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
O Programa GIDE
Desde 2019, o Programa Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) tem colaborado com a SEE/MG para melhorar a gestão escolar no ensino fundamental. Com enfoque em transformar a educação, o programa começou com 251 escolas estaduais e agora atende cerca de 290 mil estudantes em 822 escolas distribuídas por todas as 47 SREs de Minas Gerais.
“Este seminário nos mostra o poder transformador de compartilhar práticas vitoriosas. Quando reunimos experiências bem-sucedidas, ampliamos o impacto positivo nas escolas, levando a aprendizados significativos”, comentou a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Danielle Chaves.
A metodologia GIDE integra metas e ações para a melhoria contínua dos resultados escolares, utilizando o método PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Atuar). Assim, buscamos garantir uma educação com excelência e equidade.
Histórias de Sucesso
Um exemplo inspirador que surgiu desse processo é o projeto “Passaporte de Leitura,” da Escola Estadual Joaquim De Paula Ferreira, em Várzea da Palma. Destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto incentiva a exploração de diferentes gêneros literários e promove o desenvolvimento da leitura, escrita, oralidade e empatia por meio de atividades como o “Diário da Leitura”.
“Através deste projeto, os estudantes embarcam em uma verdadeira viagem literária. Eles aprendem a explorar a biblioteca e a desenvolver habilidades que enriquecem seu aprendizado. O Projeto GIDE tornou viável o planejamento que realizamos, tornando-o prático e eficaz”, declarou a diretora da escola, Arielly Dyane.
Com iniciativas de parcerias como a GIDE, a SEE-MG continua a fortalecer a educação em Minas Gerais, transformando a vida de estudantes e impactando positivamente toda a comunidade escolar.