Escola acompanha o dia a dia dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Foto: Arquivo da Escola
Durante o ensino remoto, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia da Covid-19, a Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, no município de Curvelo, região Central do estado, está desenvolvendo diferentes estratégias para acompanhar, durante as atividades não presenciais, o dia a dia de seus estudantes. Uma das iniciativas realizadas é o projeto “Professor Anjo Guardião”.
O diretor da escola, Weliton José Carvalho Benônimo, afirma que “estamos tentando ficar mais perto deles, saber das suas dificuldades e mostrar que a escola está junto de cada um”. Sobre a ação, o gestor explica que “cada professor ficou responsável por três alunos. Eles estão sempre em contato com o estudante e isso é muito importante”.
A escola conta com 234 alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. De acordo com o gestor escolar, o contato próximo faz com que os estudantes se sintam ainda mais capazes. “Recebemos depoimentos dos alunos falando sobre o quanto eles se sentem bem em receber uma mensagem ou contato do professor. Essas conversas motivam e os ajudam a ver que eles têm capacidade de realizar seus sonhos”, diz Weliton.
Participação de todos
O diretor da escola também destaca a importância da participação dos servidores da escola para que as ações realizadas possam dar certo. “Aqui na escola, todos os profissionais vestem a camisa. Fazemos de tudo para que o estudante possa se sentir amado e respeitado. Sou premiado por ter uma equipe tão comprometido”, afirma Weliton.
Os alunos que não têm acesso aos meios digitais e necessitam de receber os PETs impressos também participam das ações. Além de estarem sempre em contato com os professores, eles recebem recadinhos motivacionais junto com o material impresso.
Gincana
Para envolver ainda mais os alunos com as atividades do Regime de Estudo não Presencial, a escola está realizando uma gincana. Os estudantes que entregam as atividades dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) se destacam na iniciativa. “Percebemos que alguns alunos não estavam entregando todos os exercícios. Com essa iniciativa, já tivemos um aumento na participação dos estudantes nas atividades propostas”, destaca o diretor da escola.
Na gincana, estudantes ganham certificados de participação. Foto: Arquivo da Escola
Segundo Weliton, durante a realização do último PET, a escola incluiu uma atividade relâmpago na gincana e, por meio de desenhos ou poesias, os estudantes contaram como estão se sentindo durante o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. “Foi uma atividade muito interessante. Tivemos uma aluna do 6º ano do ensino fundamental que falou sobre gratidão. Isso diz muito para nós”, conclui.