A secretaria Julia Sant'Anna durante participação no Tira Dúvidas do Se Liga. Foto: Rose de Paula/SEE-MG
Secretária agradeceu aos alunos, pais, responsáveis e todos os educadores da rede pública estadual pelos números alcançados
16 de Setembro de 2020 ,
A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, participou, nesta quarta-feira (16/9), do Se Liga na Educação, na Rede Minas. Ela esteve no momento “Tira Dúvidas do Se Liga”, que é ao vivo, e falou sobre os recentes números alcançados pela rede pública estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A secretária agradeceu aos professores, aos alunos, suas famílias e todos os educadores da rede de ensino pelos resultados obtidos.
“Eu vim aqui, hoje, para comemorar, com vocês e com toda a rede estadual de Minas Gerais, o nosso Ideb. Depois de três edições, ou seja, há seis anos de declínio, nós tivemos a alegria de ter o anúncio do maior Ideb de Ensino Médio da história de Minas Gerais. Isso foi produto do esforço de cada um dos estudantes dessa rede, das famílias, de cada um dos professores que estão, diariamente, em contato com esses alunos e dos diretores de escolas”, destacou.
O ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais atingiu o índice 4 no Ideb de 2019, crescendo na comparação com a edição anterior, de 2017, quando a nota da rede estava em 3.6. Foi o maior resultado conquistado nesta etapa da educação básica desde o início da divulgação dos números. “É um momento de muita alegria. Nós temos que ter muito orgulho desse resultado”, completou a secretária.
O índice dos anos finais do ensino fundamental também apresentou elevação no Ideb deste ano, quando foi registrado 4,6. O último dado, de 2017, era de 4,4. A secretária falou, também, sobre a melhora da rede pública em proficiência e no fluxo.
“Isso demonstrou que a gente teve, também, a maior redução da história de Minas Gerais nos índices de abandono e a segundo maior do Brasil. Não é pouca coisa. A gente tem que ter muito orgulho disso. O aumento da proficiência se deu, também, em um cenário em que Minas conquistou a maior participação no Saeb. Na última edição, Minas tinha tido a participação de 55% das escolas mineiras. Nós promovemos um trabalho muito cuidadoso de aumento da participação dos alunos na prova e conseguimos alcançar 77% de participação das escolas mineiras no nosso indicador”, comemora.
Ao se despedir, a secretária reforçou o agradecimento a todos os educadores da rede e seus estudantes pelo novo cenário da educação pública mineira. “É um momento de grande celebração. Eu tinha que vir aqui agradecer a cada um de vocês, estudantes, familiares, professores queridos da nossa rede e diretores de escola. Graças ao trabalho primoroso de vocês, nós, agora, temos a celebrar o nosso maior Ideb da história do Ensino Médio de Minas Gerais”.