A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), realiza, entre os dias 1 a 3/7, a etapa polo da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A ação mobiliza estudantes de toda a educação mineira, que apresentarão propostas sobre o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.
A conferência tem como objetivo promover uma formação ambiental crítica, participativa e inclusiva para estudantes de todas as etapas da educação básica, com foco especial em alunos de 11 a 14 anos, dos anos finais do ensino fundamental. A participação inclui escolas urbanas, do campo, indígenas, quilombolas, da educação especial e demais escolas do sistema mineiro de ensino.
As apresentações serão realizadas em dois turnos — das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h — com transmissão ao vivo pelo canal Estúdio Educação no YouTube.
Protagonismo estudantil e formação cidadã
Cada proposta apresentada representa um projeto ou plano de ação ambiental elaborado por estudantes e eleitos democraticamente nas próprias escolas, em um processo que reforça os princípios “jovem elege jovem”, “jovem escolhe jovem” e “uma geração aprende com a outra” Ao apresentar seus projetos, os estudantes devem contextualizar os desafios ambientais de sua comunidade e justificar por que seu projeto merece representar a escola na próxima etapa.
Durante as transmissões ao vivo, os demais estudantes poderão comentar e apoiar as propostas que tiveram mais destaque, . A eleição dos Projetos/plano de ação que representaram os Polos na Etapa Estadual da Conferência, serão votados pelos estudantes eleitos Delegados (titulares e Suplentes) comentar e apoiar as ações de maior destaque, fortalecendo a cultura de participação, escuta ativa e protagonismo juvenil no ambiente escolar.
“A conferência é uma oportunidade para que toda a comunidade escolar se envolva em um processo formativo e transformador, incentivando a criação de projetos com impacto ambiental e social”, destaca a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Suellen Coelho.
Educação e justiça climática em pauta
Em 2025, o tema da VI Conferência — “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática” — integra o movimento de preparação do país para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). A proposta é aprofundar o debate sobre justiça climática e os efeitos desiguais da crise ambiental sobre populações vulneráveis, promovendo a empatia, a ação coletiva e o engajamento político dos jovens.
A VI CNIJMA é uma oportunidade para que os estudantes compreendam que falar de justiça climática é também cuidar das pessoas, da biodiversidade e dos ecossistemas, reconhecendo que os impactos da crise ambiental não são sentidos de forma igualitária e que a construção de um futuro sustentável exige diálogo, participação e políticas públicas inclusivas.
Etapas da Conferência em Minas Gerais
A Conferência em Minas está organizada em cinco etapas: escolar, municipal, regional, polo e estadual. A fase estadual, terá a participação de delegações de todos os polos e está prevista para agosto de 2025, e a etapa nacional, coordenada pelos Ministérios da Educação, do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação, será realizada em outubro de 2025, em Brasília e contará com a delegação mineira.