Foi realizado, com muito êxito, no último dia 08/06, na cidade de São Tiago, o I Simpósio da Pastoral da Educação "Educar para o Humanismo Solidário". Segue um resumo das explanações dos palestrantes: Pe Júlio e Evandro.
O mundo contemporâneo, multifacetado e em constante mudança, é atravessado por múltiplas crises. Os fenômenos provocados por tais crises revelam diariamente o seu caráter dramático. A paz é constantemente ameaçada e revela um humanismo decadente, fundado geralmente no paradigma da indiferença. Portanto humanizar a educação coloca a pessoa no centro da educação, num quadro de relações que compõem uma comunidade viva, interdependente, vinculada a um destino comum. É desta maneira que é caracterizado o humanismo solidário. A educação para o humanismo solidário deve começar a partir da certeza da mensagem de esperança contida na verdade de Jesus Cristo. Globalizar a esperança é a missão específica da educação para o humanismo solidário.
O objetivo principal do humanismo solidário é permitir que cada cidadão se sinta ativamente participante na construção para promover o pluralismo, estabelecer espaços de diálogo destinados às questões éticas e normativas.
É evidente a necessidade de fazer convergir as iniciativas educativas e de investigação com os objetivos do humanismo solidário, conscientes que não podem ficar dispersos e isolados e, menos ainda, opostos por razões de prestígio ou de poder. Tecer redes de cooperação, do ponto de vista educativo, escolar e acadêmico, significa ativar dinâmicas inclusivas, numa busca constante de novas possibilidades de incluir. Lembrando que a educação é um recurso limitado no mundo.
Em conclusão, os temas e os horizontes a explorar, a partir da cultura de diálogo, da globalização da esperança, da inclusão e das redes de cooperação, poderá permitir que cada sujeito comprometido na educação para o humanismo solidário possa compreender o significado da sua iniciativa, no processo global de construção de um mundo baseado nos valores da solidariedade cristã.