A Superintendência de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou, no último ano, dois importantes materiais que auxiliam e orientam os diretores escolares sobre a manutenção das instalações das unidades de ensino e a utilização dos recursos para prevenir eventuais problemas provocados pelas chuvas e pelo desgaste natural das estruturas.
Com a aproximação do período chuvoso, a SEE/MG reforça que esses materiais continuam disponíveis e podem ser acessados pelos gestores escolares para consulta. As cartilhas estão no site www.educacao.mg.gov.br, dentro do menu “Escolas”, na parte de “Publicações”.
Conteúdo
Na cartilha “Cuidados e ações preventivas para as escolas no período de chuvas” há informações úteis para orientar os diretores das unidades de ensino quanto a ações preventivas a serem tomadas nos momentos que antecedem a temporada de chuvas. Cuidado com a limpeza dos telhados e das canaletas de água, substituição de telhas quebradas e eventual acúmulo de lixo no entorno das escolas são alguns dos cuidados apontados.
Já a cartilha “Orientações para utilização do recurso de manutenção e custeio e manutenção preventiva dos prédios escolares” traz o passo a passo quanto às possibilidades de uso dos recursos e contribui para a correta e eficiente gestão dos valores destinados para essas atividades. As informações organizadas na publicação tratam das possibilidades de gasto dos recursos, incluindo serviços que, de forma antecipada, podem contribuir a longo prazo para diminuir os custos de manutenção preventiva das unidades escolares.
O conteúdo das cartilhas levou em consideração as principais dúvidas apresentadas pelos diretores das unidades de ensino. “O material pode ser usado como um guia pelos gestores escolares. O ideal é que eles tenham em mãos para quando surgir alguma dúvida. O nosso objetivo é ajudar a tentar minimizar os impactos na estrutura física das escolas”, destaca o superintendente de Infraestrutura e Logística, Augusto César Guimarães de Souza.