Com a suspensão das atividades de forma presencial nas escolas causada pela pandemia da Covid-19, o contato entre as famílias e as unidades de ensino se tornou um ponto ainda mais importante para o aprendizado dos estudantes.
Nas escolas que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) essa aproximação e o estímulo à participação nas atividades fazem parte dos planos de ações.
Na Escola Estadual José Teotônio de Castro, em Lagoa da Prata, por exemplo, em grupos criados em aplicativos, os pais e responsáveis sabem periodicamente se o aluno está entregando as atividades corretamente. “Toda semana postamos a planilha no grupo. Nela falamos se o estudante fez a atividade totalmente ou em partes. Assim os familiares vão acompanhando”, conta a diretora da escola, Márcia Aparecida Meireles Ribeiro.
Para a gestora, as ações desenvolvidas têm surtido resultado positivo. “Esse vínculo entre família e escola ajuda muito. Hoje, por exemplo, temos alunos que estão residindo em endereços diferentes do início do ano, mas que estão encaminhando as atividades corretamente e os pais e responsáveis estão acompanhando”, afirma.
Ainda de acordo com Márcia, o trabalho da GIDE no ensino remoto foi fundamental. “A GIDE ajudou muito. Tanto na parte da relação do professor com as famílias, quanto na parte dos alunos com a escola. As nossas devolutivas estão positivas. Além disso, o trabalho ficou mais direcionado a partir da implementação da GIDE”, conclui a diretora.
Na escola, para manter e fortalecer o vínculo com a comunidade, são encaminhadas mensagens motivacionais e ligações telefônicas são feitas para os alunos. “A maioria das famílias se mostra engajada e preocupada com o desenvolvimento escolar dos filhos. Quando os pais e responsáveis participam, os alunos têm um rendimento melhor”, afirma Ediléia Márcia Souza.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2020, para mais 774 escolas estaduais.
Fortalecimento das equipes escolares
Além de aprimorar a relação com as famílias, na Escola Estadual Presidente Olegário, em João Pinheiro, também foi realizado um trabalho de fortalecimento da equipe escolar. Para isso, a unidade de ensino criou a campanha nas redes sociais em que destaca o papel do professor durante esse momento de atividades remotas.
“Sensibilizamos os professores sobre a importância do registro das práticas de sucesso. Durante todo o mês de outubro, eles compartilharam iniciativas exitosas nas reuniões de Módulo II. Os educadores também participaram dos webinários promovidos pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG)”, destaca a diretora da escola, Ediléia Márcia Souza. A partir da campanha criada pela escola, os professores receberam certificados e o reconhecimento da comunidade escolar.