A Superintendência Regional de Ensino participou das Comemorações da Semana da Pátria no dia 03 de setembro de 2019, na Praça dos Expedicionários
Participantes: Superintendente Regional de Ensino, Lúcia Helena Miranda Bastos; direção, professores e alunos da Escola Estadual Miguel Rogana, Escola Estadual José Monteiro e Escola Municipal Cônego Ulisses; Assessor de Assuntos Estratégicos da Prefeitura Municipal, Senhor Rodrigo Bruno; Miss Teen Campo Belo; Atiradores do Tiro de Guerra e seus comandantes; servidores da SRE e demais autoridades.
Registramos abaixo a mensagem da Superintende Lúcia Helena:
"Um bom e alegre dia a todos e todas!
Saúdo, na pessoa do Senhor Rodrigo Bruno, Assessor de Assuntos Estratégicos da Prefeitura Municipal, todas as autoridades presentes; a Miss Teen Campo Belo; os atiradores do Tiro de Guerra e seus comandantes; direção, professores e estudantes das Escolas Cônego Ulisses, Miguel Rogana e José Monteiro; meus colegas servidores, Diretores e Inspetor Escolar da SRE; comunidade em geral.
É com alegria e sob as bênçãos vindas deste lindo céu de setembro que dirijo aos presentes algumas palavras em data tão importante para todos nós brasileiros e brasileiras - a Semana da Pátria.
Comemorar a Independência de um país é respeitar a história de uma gente, de um povo, de uma nação, é reconhecer a contribuição de cada um nessa história.
Há 197 anos um jovem de apenas 23 anos, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, proclamou a Independência do Brasil, sendo coroado o primeiro Imperador, Dom Pedro I, em 1º de dezembro, então com 24 anos.
Faço aqui questão de destacar a juventude de Dom Pedro, caros jovens, para inspirá-los a se fortalecerem nas atitudes que muitas vezes têm que tomar em situações conflituosas e adversas.
Aquele 07 de Setembro de 1822 não se moveu em cenário amistoso ou, muito menos, tranquilo para a Corte, reformas aqui promovidas pelo Príncipe Regente desagradavam as elites Lusitanas. Seu retorno a Portugal já havia sido determinado e desobedecido, fato que reconhecemos pelo chamado Dia do Fico (09 de janeiro de 1822). Intensas discussões e propostas precederam a Independência que foi uma resposta ao ultimato de um ataque militar ameaçado por Portugal devido à resistência do então Príncipe.
Aqui vemos estampadas escolhas: Independência ou Morte!
Aqui lhes digo, independência sempre, na busca da autonomia, da austeridade, da responsabilidade, da justiça, da transparência, do compromisso com o bem comum, do conhecimento, da aprendizagem, dos direitos públicos e sociais, do amor ao próximo, do altruísmo.
Morte, sim, mas só se for daquilo que encurta a vida, do egoísmo, da fome, do medo, do analfabetismo, da irresponsabilidade social, da mentira, da corrupção, das distâncias, das divisões, da falta de fé, do preconceito, das intolerâncias, das drogas, dos vícios.
Independência para tudo aquilo que nos une e morte para tudo que nos separa!
Sigamos firmes e independentes pela vida afora! Construtores de um Brasil de paz, de amor e de justiça. De um Brasil que transforma realidades em possibilidades! De um Brasil patriota, que promova o rompimento com posturas arcaicas e descoladas das necessidades de um povo heroico que não foge à luta. Construtores de uma educação pública comprometida com a vida de cada um de nossos estudantes!
Encerrando, deixo aqui o apoio de toda a equipe da SRE de Campo que, ladeada pelas suntuosas, nova e “velha” matrizes, sob as bênçãos do Bom Jesus, e que se coloca no centro da Gestão Educacional desta região. Isto, em parceria com os poderes executivo, legislativo, judiciário e com toda a sociedade civil em favor da fruição do conhecimento científico e tecnológico de nossos munícipes, em prol da consolidação de trajetórias escolares de futuro para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Dignificando a cada dia os educadores e reconhecendo o valor da Educação no caminho da Independência e da Vida, continuemos...
Bom trabalho, bom estudo e bom retorno a todos.
Obrigada! "