Com o início do ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai aplicar uma nova Avaliação Diagnóstica para os estudantes da rede.
A prova não tem como objetivo a atribuição de notas, mas será um importante instrumento para identificar as dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas pelos alunos e orientar o trabalho pedagógico dos professores. A realização do teste contabilizará frequência para os estudantes e, além disso, a participação dos estudantes na avaliação será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação, anunciado por meio da Resolução SEE nº 4.524, publicada na última sexta-feira (12/03), no Diário Oficial de Minas Gerais.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, destaca a importância da realização dos testes pelos alunos. “A Avaliação Diagnóstica é um instrumento de extrema importância para o processo de aprendizagem. Ela permite que o professor identifique as habilidades e competências que os estudantes já dominam, bem como aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas, auxiliando, assim, no fortalecimento dos conteúdos que necessitam ser aprofundados. Além disso, ela busca contribuir para a elaboração de estratégias pedagógicas mais adequadas”.
Ainda segundo Geniana, a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica serão implementadas ações de intervenção pedagógica e reforço escolar. “Os resultados consolidados nos darão mais segurança para traçar intervenções pedagógicas diferenciadas em cada nível e modalidade de ensino”, afirma.
Aplicação da prova
A aplicação da Avaliação Diagnóstica será dividida em duas etapas. Entre os dias 15 e 26 de março, acontece a aplicação on-line e impressa para estudantes matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio (regular) e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio. Já entre os dias 22 e 26 de março, será a vez dos alunos matriculados do 2º ano do Ensino Fundamental ao 8º ano do Ensino Fundamental (regular) e estudantes da EJA Fundamental.
Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital: o caderno de prova ficará disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também no hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. Para aqueles que acessarem as avaliações por meio do Conexão 2.0 a navegação será patrocinada, ou seja, não haverá utilização do pacote de dados. Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs).
Plano Individual de Estudos
A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.
Os resultados das avaliações e o Plano Individual de Estudos, com as recomendações de atividades complementares, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 em até uma semana após a finalização dos testes. Já os alunos que realizarem as avaliações no formato impresso serão informados sobre os resultados e sobre a indicação de materiais de estudos pelos professores.
Importância dos Resultados
A SEE/MG realizou, em outubro de 2020, a aplicação de Avaliação Diagnóstica para identificar as dificuldades de aprendizagem que precisavam ser superadas pelos alunos durante as atividades escolares não presenciais. Ao realizar a avaliação, Minas Gerais se tornou o único estado do país que conseguiu avaliar de forma remota seus alunos e propor um plano individualizado, com o conteúdo que cada estudante deveria focar.