O Google Sala de Aula é a sala virtual do professor da rede estadual de ensino. A incorporação da ferramenta ao Conexão Escola 2.0 atende a pedidos e sugestões de professores e alunos da rede.
Para auxiliar os educadores na melhor compreensão das funcionalidades e usos da ferramenta e apresentar outras opções do Google que podem ser utilizadas durante as aulas ou para organização das atividades, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, está com inscrições abertas para o curso “Google for Education: recursos e possibilidades”.
O Google Sala de Aula (Google Classroom) será abordado no módulo VII do curso. Nele, as potencialidades da ferramenta serão apresentadas e demonstradas de forma prática e objetiva. Além disso, durante a formação, também serão abordados conteúdos que trabalham o Google Agenda, Google Meet, Google Formulários e Google Planilhas, entre outros. Essas outras ferramentas disponíveis pelo Google são alternativas complementares disponibilizadas, sendo a utilização optativa aos professores.
Podem se inscrever no curso, os servidores da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, sendo a participação dos educadores que atuam nas escolas estaduais de grande importância, uma vez que o curso vai tratar de informações e assuntos relacionados ao Google Classroom, dispositivo que passou a fazer parte do Conexão Escola 2.0, aplicativo utilizado na rede. A pré-inscrição deve ser feita no site da Escola de Formação.
Curso
A formação foi elaborada pelas equipes da Escola de Formação e dos Núcleos de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (NTE/SREs). Ela é ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD). Informações sobre a data de início do curso serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos.
Podem participar do curso apenas os servidores que utilizam o e-mail institucional “@educacao.mg.gov.br”. Caso o interessado não possua ou esteja com o mesmo desativado e/ou não saiba a senha, deverá solicitar ao diretor de sua escola que entre em contato com o NTE/SRE da jurisdição da unidade de ensino para ativação/criação da conta de e-mail.
Programação
O curso conta com carga horária de 40 horas e é dividido em sete módulos:
Módulo I: Introdução à Plataforma Google for Education.
Módulo II: Cuidados Legais e Direitos Autorais.
Módulo III: Gestão da Comunicação - Gmail (E-mail Institucional), Google Contatos e Google Groups.
Módulo IV: Gestão do Tempo - Google Agenda, Google Meet, Google Tarefas e Google Keep.
Módulo V: Gestão de Dados - Google Drive, Google Documentos, Google Apresentações e Google Jamboard.
Módulo VI: Análise de Dados - Google Formulários e Google Planilhas.
Módulo VII: Google Sala de Aula (Google Classroom).