O estímulo à organização de uma rotina de estudo foi uma das ações desenvolvidas pelas escolas estaduais que participaram da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), em 2020, e que apresentaram resultados positivos. Este ano, logo no início das atividades da iniciativa, as unidades de ensino estão reforçando a necessidade da realização das ações propostas.
Na Escola Estadual Major Leonel, no município de Cabo Verde, conversar com os alunos sobre a importância da rotina de estudos é uma das ações da campanha #boraestudar. “Organizar um espaço para o estudo e um horário é muito importante para o desempenho do aluno. Por isso, a primeira ação deste ano foi fazer com que os alunos relembrassem isso”, destaca a diretora da escola, Patrícia Figueiredo Silva e Silva.
Na unidade de ensino, os aprendizados de 2020, ano em que o Regime de Estudo não Presencial foi implementado em Minas Gerais, estão ajudando na elaboração de novas estratégias e aprimoramento das antigas. Para a diretora Patrícia, muitas das conquistas e esse olhar diferenciado é graças à GIDE. “Eu sou uma apaixonada pela GIDE, a iniciativa nos mostra o quanto é necessário colocarmos metas e buscarmos soluções”, afirma Patrícia.
Estímulo à realização das atividades
A Escola Estadual Dr. Arlindo Silveira Filho, no município de Alfenas, tem aproveitado para estimular os estudantes a realizarem as atividades propostas logo no início do ano letivo. A partir da observação dos professores, a unidade de ensino realizou um diagnóstico da participação dos alunos e verificaram a necessidade do contato constante com os pais e/ou responsáveis e realização de atividades que estimulassem os estudantes.
Depois de discutir as melhores estratégias, a escola definiu que um projeto de sucesso realizado durante o ensino presencial seria remodelado para ser implementado no ensino remoto: o Vereador Mirim. “Foi uma ação que deu muito certo no presencial, os alunos gostaram bastante. Atualmente, estamos na fase de eleição dos vereadores, será um por sala. O nosso objetivo é que estes representantes mobilizem os colegas e a comunidade escolar para que possamos aumentar a participação no Conexão Escola e no desenvolvimento das atividades”, conta a especialista de Educação Básica da escola, Renata Sebastiana dos Santos.
Ainda segundo Renata, "é muito importante que os alunos tenham consciência de que eles têm o direito de aprender, mas que também têm deveres como estudantes, e o projeto ajuda nisso”.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2021 e está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.