O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza uma visita guiada online às instalações do Sirius, o acelerador de elétrons brasileiro, como forma de celebrar o Dia Internacional da Luz, comemorado anualmente em 16 de maio. A visita virtual ocorre na segunda-feira, dia 17 de maio, a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do CNPEM.
Os visitantes poderão conhecer o projeto e ver detalhes das primeiras estações experimentais do Sirius, que usam diferentes tipos de técnicas para desvendar a estrutura dos mais diversos materiais. Esta é uma oportunidade para conhecer um dos equipamentos científicos mais avançados do mundo, projetado e construído por brasileiros em parceria com a indústria nacional, para tornar possível pesquisas em inúmeros campos do conhecimento, como saúde, meio ambiente, agropecuária, energia, materiais avançados e outros.
O Dia Internacional da Luz é uma celebração proclamada pela Unesco, agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Oficialmente, o dia 16 de Maio foi escolhido para a celebração, por ser a data em que ocorreu a primeira emissão de LASER, na década de 1960. Em todo o mundo são programados eventos e outras ações para divulgar os impactos do conhecimento das propriedades da luz, que contribuem para o avanço científico e tecnológico e para a melhoria das condições da vida em sociedade.
As celebrações abrangem os usos da luz na Arte, Cultura, Educação e, principalmente, na Ciência. Tecnologias que impactam, por exemplo, a obtenção de energia, a descontaminação da água, a descoberta de novos medicamentos e até o desenvolvimento de dispositivos que conectam pessoas ao redor do mundo.